A escola mais antiga em atividade no Carnaval paulistano participa do Ato Solene de Rememoração aos 250 anos do Cemitério dos Aflitos, a convite da deputada estadual Mônica Seixas, do Mandato Movimento Pretas, nesta sexta-feira, 28 de novembro, das 18h às 22h, no Auditório Teotônio Vilela, da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP-SP).
O evento busca reconhecer e dar visibilidade à história da Capela e do Cemitério dos Aflitos, o primeiro cemitério público da capital paulista, construído entre 1774 e 1775 e redescoberto em 2018, após o achado de ossadas no atual bairro da Liberdade. De acordo com documentos da época, a necrópole era o destino de pessoas negras escravizadas, indígenas, pobres e condenadas à forca.
A Capela e o Cemitério dos Aflitos guardam a memória de resistência de pessoas negras e indígenas escravizadas que foram executadas e enterradas no local, constituindo um marco fundamental da história de São Paulo.
A rememoração dos 250 anos reforça o compromisso com a ancestralidade, a justiça histórica e a preservação da memória negra e indígena, destacando a importância de políticas públicas que valorizem territórios de resistência e enfrentamento ao racismo estrutural.
A Lavapés Pirata Negro participa desse ato para reafirmar a luta pela valorização dessas memórias ancestrais que resistem ao apagamento produzido por sucessivos projetos urbanos, que modificaram o território originalmente ocupado pela população negra.
No ato desta sexta-feira, a escola apresentará um pouco do Carnaval de 2026, que celebra a arte negra com o enredo “Candeia em seu Trono é Rei! Luz, Inspiração & Arte Negra na Rua”, uma homenagem aos 90 anos de um dos maiores pensadores do samba, o consagrado partideiro Antonio Carlos Candeia.
Serviço:
Ato Solene de Rememoração aos 250 anos do Cemitério dos Aflitos
Data: 28/11/2025 (sexta-feira)
Horário: 18h às 22h
Local: Auditório Teotônio Vilela – ALESP
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera, São Paulo – SP
Contato para imprensa – AI Lavapés Pirata luxorhcimprensa@gmail.com
Texto por: Assessoria e Imprensa/Lavapés Pirata Negro


