A escola de samba Alegria de Copacabana confirmou o nome de Alessandra Albuquerque, de 48 anos, como a nova Musa da agremiação para o próximo desfile. Conhecida no universo do carnaval como Ale Albuquerque, a sambista carrega uma trajetória marcada por dedicação, resistência e profundo amor à cultura popular brasileira.
A relação de Alessandra com o samba começou ainda na infância. Aos 9 anos, integrou a ala das crianças, dando os primeiros passos em um caminho construído com disciplina, talento e paixão pelo ritmo. Ao longo dos anos, passou por diferentes alas até se firmar como passista — função que exige técnica, carisma e domínio do samba no pé.
Atualmente, Ale integra o quadro de passistas da Imperatriz Leopoldinense, uma das mais tradicionais escolas do carnaval carioca. Sua experiência também inclui passagens por importantes agremiações, como União da Ilha, Vila Isabel e Viradouro, onde participou de alas coreografadas, além de ter atuado como passista da Leão de Nova Iguaçu e da Renascer de Jacarepaguá.
A trajetória da sambista também ganhou destaque no Concurso da Corte do Carnaval do Rio de Janeiro. Posteriormente, Alessandra foi coroada Rainha da Escola Mocidade Unida da Cidade de Deus, título que representa não apenas beleza e habilidade no samba, mas também liderança, representatividade e compromisso com a comunidade.
Mais do que uma passista, Alessandra Albuquerque é reconhecida como símbolo de longevidade no samba, inspirando novas gerações e reforçando a valorização daqueles que constroem o carnaval com anos de dedicação e respeito à tradição.
Integrante da Série Bronze da Superliga Carnavalesca do Brasil, a Alegria de Copacabana levará para a Intendente Magalhães o enredo “Tranca-Rua”, assinado pelos carnavalescos Paulo Jorge e Thiago Braga. A escola será a décima a desfilar pela passarela popular do samba no próximo dia 20.
Texto e imagem por: Adriano Cornélio/Assessoria de Imprensa


